segunda-feira, 18 de julho de 2011

Wando



"Wando realmente sabia falar do amor e da dor de cotovelo... Sabia colocar em música a paixão... Nos últimos anos vinha adaptando seus versos para as situações atuais, os dilemas dos casais modernos. O artista também tem que fazer assim. Nestes tempos de internet ela já falava sobre isso em suas letras. Alguns artistas "morreram" artisticamente falando porque pararam no tempo... Como cantava Cazuza: "O tempo não pára...". Além de músico Wando era um compositor romanticamente atualizado".
Rádio Vitrola da Saudade ( facebook )


Nome completo: Wanderley Alves dos Reis
Nome aretístico: Wando
Codinome: "O Cantor Mais Erótico do Brasil"
Data de nascimento: 02/10/1945
Local: Cajuri/MG
Gêneros: Samba-Jóia e Popular-Romântico
Instrumento: Violão
Período em atividade: 1969 - atualmente.


BIOGRAFIA - 1

Wanderley Alves dos Reis, o Wando (Cajuri/MG, 2 de outubro de 1945) é um cantor Popular-Romântico brasileiro. Formado em violão erudito, começou a lidar com música aos 20 anos, em Minas Gerais, onde nasceu.

Discografia
Glória a Deus e Samba na Terra (1973)
Wando (1975)
Porta do Sol (1976)
Ilusão (1977)
Gosto de Maçã (1978)
Gazela (1979)
Bem-Vindo (1980)
Pelas Noites do Brasil (1981)
Fantasia Noturna (1982)
Coisa Cristalina (1983)
Vulgar é Comum é Não Morrer de Amor (1985)
Ui-Wando Paixão (1986)
Coração Aceso (1987)
Obsceno (1988)
Tenda dos Prazeres (1990)
Depois da Cama (1992)
Mulheres (1993)
Dança Romântica (1995)
O Ponto G da História (1996)
Chacundum (1997)
Palavras Inocentes (1998)
S.O.S. de Amor (1999) - ao vivo
Picada de Amor (2000)
Fêmeas (2001)

[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]


BIOGRAFIA - 2

O mineiro Wando é uma espécie de estereótipo de cantor Romântico. Começou numa banda de bailes e mais tarde passou a compor suas próprias músicas, alcançando sucesso com "Nega de Obaluaiê". Foi para São Paulo, onde Jair Rodrigues gravou sua "O Importante É Ser Fevereiro".

Wando estourou mesmo em 1975 com as músicas "Moça" e "A Paz que Nasceu para Mim". Entre seus maiores sucessos está "Fogo e Paixão" que lhe rendeu o título de "O Cantor Mais Erótico do Brasil".

[ Fonte: yahoo.imusica.com.br ]


BIOGRAFIA - 3

Ainda pequeno transferiu-se para Juiz de Fora (MG), mudando-se posteriormente para Volta Redonda (RJ), onde trabalhou como motorista de caminhão e feirante. Nessa época já participava de conjuntos e se apresentava em bailes na região. O apelido Wando foi dado por sua avó.

Dados Artísticos
Surgiu no cenário musical em 1973, quando Jair Rodrigues gravou as suas composições "Se Deus Quiser" e "O Importante é Ser Fevereiro". Nesse mesmo ano lançou o seu primeiro disco, um compacto com a música "Maria, Mariá", e o LP "Glória Deus no céu e samba na Terra". No ano seguinte, seria a vez de Ângela Maria gravar "Vá, Mas Não Volte".

Tornar-se-ia conhecido nacionalmente em 1975, quando lançou o seu segundo álbum: "Moça". A faixa título fez parte da trilha sonora da novela "Pecado Capital" e fez com que o disco vendesse 1,2 milhão de cópias. Em 1988, voltaria a ultrapassar a cifra de 1 milhão de discos vendidos com o LP "Obsceno". Nesse período, transformaria suas apresentações em espetáculos com apelo erótico, focados no público feminino, o que ajudou a alavancar a boa vendagem de seus discos.

Em 1999, lançou um CD ao vivo e, no ano seguinte, "Picada de Amor", ambos pela Indie Records. Passou por várias gravadoras, ganhando 19 discos de ouro, 7 de platina, e 2 de diamante. Considerado um dos nomes mais importantes do estilo que se convencionou chamar Brega-Romântico, ainda está em atividade. Tem mais de 400 músicas compostas. Em 2001 lançou o CD "Fêmeas", com destaque para a música "Nossa Senhora das Fêmeas", de sua autoria.

Em 2002 lançou o CD duplo "Acústico ao Vivo", com destaque para as composições "Sangrando", de Gonzaguinha, "Codnome Beija-flor", de Cazuza, "Evidências", de José Augusto e Paulo Sérgio Valle. No segundo CD os destaques são "Certas Coisas", de Lulu Santos e Nelson Motta, "Deslizes", de Sullivan & Massadas, além de "Moça" e "Fogo e Paixão", ambas de sua autoria.

[ Fonte: www.dicionariompb.com.br ] / [ Editado por Pedro Jorge ]


ÁLBUM-TRIBUTO





Cantor Wando Sofre Parada Cardíaca e Morre aos 66 Anos / Wando Morreu na Manhã Desta Quarta-Feira ( 8 de fevereiro de 2012 )
Por Ney Rubens ( Direto de Belo Horizonte/MG )

Morreu na manhã desta quarta-feira (8), por volta das 8hs, o Cantor Wando. Ele estava com 66 anos e foi internado no dia 27 de janeiro com problemas cardíacos graves. Após passar por uma angiolplastia, reduzindo significativamente o risco de morte, sofreu uma parada cardíaca e faleceu no leito do Hospital Biocor em Nova Lima, Belo Horizonte.

Wando estava com nível de 90% de obstrução de três artérias e precisou respirar com a ajuda de aparelhos durante o período de sua internação. Após a cirurgia de angioplastia, o nível caiu para 40%, sendo considerada uma melhora representativa do ponto de vista da equipe médica.
Apesar de não fumar e não consumir bebidas alcoólicas, Wando mantinha péssimos hábitos alimentares e era bastante sedentário. Ao dar entrada no hospital, ele estava pesando 110 kg, 30 a mais do recomendado pelos médicos. Outro agravante é o histórico familiar do artista: seu pai e irmão também morreram em decorrência de problemas cardíacos.
(Com informações do São Paulo no Ar, telejornal da Record).

Wando, o 'Rei das Calcinhas"
Wanderley Alves dos Reis nasceu no dia 2 de outubro de 1945, em uma pequena fazenda na Cidade de Bom Jardim, em Minas Gerais. Ainda criança, mudou-se para Juíz de Fora e ganhou da avó o apelido de Wando.
Em Minas Gerais, começou a estudar violão erudito e já tinha uma banda na cidade de Congonhas, onde tocava em festas da região. Mais tarde mudou-se para Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e trabalhou como entregador de leite e de jornal, além de feirante e caminhoneiro.

Desistiu do violão clássico e começou a "fazer canções de amor para as moças", como ele mesmo narrou em sua própria biografia, disponível em seu site oficial. Alcançou o sucesso em 1973, com Nega de Obaluaê, que já ganhou versões de nomes como Pedro Luís e a Parede, João Sabiá, Benito di Paula, Sambasonics, entre outros.
Em São Paulo, gravou com Jair Rodrigues O Importante é Ser Fevereiro, que também estourou no início da década de 70, mas foi com a faixa Fogo e Paixão que ele consolidou sua carreira de cantor e compositor.
Com álbuns intitulados Ui-Wando de Paixão, Obsceno, Depois da Cama e Vulgar e Comum é Não Morrer de Amor, por exemplo, Wando recebeu o título de "O Cantor Mais Erótico do Brasil". Seus shows eram famosos por cenários com camas, haréns e, claro, a distribuição de calcinhas perfumadas.

[ Fonte: diversao.terra.com.br, 08/02/2012 ]

Homenagem a Wando - Fêmeas (CD 2001) / Wando Gravou 28 Álbuns ao Longo da Carreira e Calculava Ter Vendido 10 Milhões de Discos
( 8 de fevereiro de 2012 )

Fui surpreendido na manhã desta quarta-feira (8) com a notícia da morte do Wando, cantor e compositor mineiro que se caracterizou pelo romantismo de suas canções. Achei que deveria postar algo em sua homenagem. Constatei que, além de gravações em coletâneas, eu só tenho este CD, Fêmeas, lançado em 2001, e álbuns baixados em blogs.
Seus discos têm títulos sugestivos como Obsceno, Depois da Cama, Tenda dos Prazeres e outros, como este Fêmeas, fortalecendo o título de "Cantor Mais Erótico do Brasil". Era capaz de incentivar a mulherada a atirar calcinhas no palco. Sua equipe as recolhia para a imensa coleção formada por incalculáveis peças com cores, aromas e formatos diferentes, do minúsculo ao GG.

Wando faleceu aos 66 anos no Biocor Instituto, na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, onde estava internado desde o dia 27 de janeiro. Segundo o cardiologista particular, João Carlos de Souza Dionísio, ele teve uma parada cardiorrespiratória às 8 hs. Ele disse que foram feitas manobras de ressuscitação, mas o paciente não resistiu. Segundo boletim médico divulgado na terça-feira (7), ele apresentava quadro estável e melhora progressiva, mas a recuperação ainda era considerada de alto risco. Foi hospitalizado com quadro de angina de peito, e exames apontaram que as artérias do coração estavam entupidas por placas de gordura. Ele estava com 110 quilos no momento da internação, 30 a mais do que o recomendado, segundo o cardiologista particular. O artista lutava contra o entupimento das três artérias coronárias. O cantor chegou a ser submetido a duas cirurgias e havia tido um infarto agudo dentro do hospital.

A carreira de Wando começou em São Paulo, onde Jair Rodrigues gravou a canção de sua autoria O Importante é Ser Fevereiro, um grande sucesso. Depois de alguns compactos e um LP gravados, estourou em 1975 com as músicas Moça, que fez parte da trilha sonora da novela da Rede Globo Pecado Capital, de Janete Clair, e A Paz Que Nasceu Para Mim, ambas pertencentes ao repertório daquele álbum. Desde o início, Wando fez uma opção clara pelo repertório romântico, muitas delas com forte conteúdo sensual e erótico. Um de seus maiores sucessos é Fogo e Paixão. Entre álbuns de estúdio e registros ao vivo, o site de Wando contabiliza 28 trabalhos ao todo. O cantor acreditava ter vendido dez milhões de discos, sendo que este álbum se destaca pela regravação de Ternura, sucesso da "Ternurinha" Wanderléa. Confira:

01. Ternura (Somehow it got to be tomorrow)
(Estelle Levitt-Kenny Karen - vs: Rossini Pinto)
02. A Amiga da Minha Mulher (Wando)
03. Boca de Açúcar (Wando - Edu Ferreira - Flávio Lima)
04. Rua Ramalhete (Tavito - Ney Azambuja)
05. Nossa Senhora das Fêmeas (Wando)
06. Briga de Amor (Wando - Altay Velloso)
07. Meias Verdades (Wando-Carlinhos Kalunga)
08. Aqui ó (Wando)
09. Tô e Tô e Tô (Wando - Carlinhos Kalunga)
10. Forrozinho de Amor (Wando)
11. Assédio (Wando)
12. Quando Digo Que te Amo (Altay Velloso)
13. Avassalador (Altay Velloso)
14. Te Quero (Como Água no Deserto) / (Gastão Lamounier - Carlos Colla).

[ Fonte: sanduichemusical.blogspot.com ] /


ACRÓSTICO / WANDO

WANDO

W ando um cantor chamado de brega e sensual
A stro se considerava um romântico brasileiro
a interpretação recheada de erotismo original
epois de bater no peito deste cidadão mineiro
O coração deste homem apaixonado silenciou

Autor: José Carlos Gueta



O ÚLTIMO ROMÂNTICO
Por Agência "O Globo"

Obituário: Autor de pelo menos meia dúzia das mais famosas canções de amor da música popular brasileira, o cantor e compositor Wando morreu ontem em Nova Lima. Wando sofreu um infarto e, em seguida, uma parada cardíaca: enterro será às 11hs, em Belo Horizonte/MG.

Vítima de uma parada cardio-respiratória, morreu por volta das 8hs desta quarta-feira (08), aos 66 anos, o cantor Wanderley Alves dos Reis, o Wando. Ele estava internado desde o dia 27 de janeiro no Hospital Biocor, em Nova Lima, Minas Gerais, onde deu entrada queixando-se de dores no peito. Conhecido por sucessos como Fogo e Paixão, o cantor teve um princípio de infarto no final de janeiro e passou por uma angioplastia coronária para desobstrução das artérias do coração.

Segundo os últimos boletins médicos divulgados, o quadro clínico do cantor vinha apresentando melhoras. Wando estava acordado, se comunicando e passava pelo processo de retirada do aparelho que o auxiliava na respiração. No domingo passado, o cantor enviou um bilhete para os fãs por meio de parentes que o visitaram. “Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!”, escreveu o artista.

Mais improvável símbolo sexual da música popular brasileira, Wando costumava admitir: “Na verdade, me acho até feio, mas é inegável que tenho um jeitinho todo especial com elas”. Ou então: “Sou um cara feio mas toco violão e falo de amor. Isso ajuda muito”. Ajudou-o, sim, a vender milhões de discos e a tornar-se referência da canção romântica brasileira. Com seus lábios grossos, ‘ui-wando’ paixão e cantando “o amor para maiores de 25 anos”, o artista virou febre na segunda metade dos anos 1980, a partir do sucesso da música Fogo e Paixão (que seria posteriormente cantada por Nando Reis, Fábio Júnior, Demônios da Garoa e Wilson Sideral, entre outros). Nos anos 2000, a canção batizou um bloco de carnaval no Rio de Janeiro – para o qual o próprio Wando ajudou a angariar fundos, autografando calcinhas e camisetas e doando uma tanga amarela do seu acervo pessoal.

Linha do tempo

LANCES DA VIDA DE WANDERLEY ALVES DOS REIS, O WANDO

>> 1945 Wanderley Alves dos Reis nasce em Cajuri (MG). Wando é apelido carinhoso inventado pela avó

>> 1972 Jair Rodrigues grava O Importante é Ser Fevereiro e Se Deus Quiser e o lança como compositor

>> 1973 Grava o primeiro disco compacto Maria, Maria e, meses depois, o álbum Glória Deus no Céu e Samba na Terra

>> 1974 Ângela Maria empresta sua voz para Vá, mas não Volte

>> 1975 A canção Moça, do segundo disco, entra na novela Pecado Capital, da Globo, e Wando estoura nacionalmente

>> 1977 Seu álbum Ilusão lhe dá o primeiro dos seus 19 discos de ouro

>> 1988 Obsceno ultrapassa a marca de 1 milhão de discos vendidos

>> 2002 Lança o CD duplo Acústico ao Vivo, no qual se destacam regravações de outros artistas (Indie Records)

FONTE:
WWW.DICIONARIOMPB .COM.BR/WANDO E DICIONÁRIO HOUAISS ILUSTRADO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (2006).

[ Fonte: Jornal "Gazeta de AL", 09/02/2012 ]


[ Editado por Pedro Jorge ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário